domingo, 3 de maio de 2009

A lição do Santo Condestável

Por mais que alguns queiram desvalorizar, Portugal e os portugueses viveram domingo um dos dias mais felizes da sua história de quase nove séculos.
Com Nuno Álvares Pereira foi colocada nos altares uma das matrizes do povo português, a sua generosidade por força do exemplo de "igualdade fraterna" que a sociedade actual tanto exige.
Além do destaque às virtudes militares do Condestável Nuno Álvares Pereira, que são os faróis a iluminar quem detém o poder, Portugal celebrou ontem a "paixão e despojamento" de quem deu os seus bens aos mais desfavorecidos".
Os portugueses celebraram domingo o seu novo santo, que era nobre e rico mas marcou a sua vida com a dádiva de grandes ofertas aos pobres, tratando-os a todos como "membros da única família humana".
De facto, o Condestável era o homem mais rico de Portugal do seu tempo e "por amor de Deus fez-se pobre, inteiramente pobre" e distribui todos os seus bens pela Igreja, pelos pobres, pela família e pelos antigos companheiros de armas.
O Santo Condestável não é um santo do poder ou do milagre que deu a visão a uma mulher porque antes de ser um santo reconhecido pela Igreja foi um santo do povo, um homem simples, um homem humilde, um grande chefe militar da história portuguesa e uma figura incontronável da nossa história.
São Nuno Álvares Pereira afirma-se assim como um farol para as chefias militares, para que exerçam as suas funções como "poderes de serviço" e não de "mando"
O Condestável impõe aos militares e seus comandantes "valores de serviço a ideais superiores de bem-estar, paz e liberdade" e "serviço ao país e à sociedade".

(Retirado do Jornal Correio do Minho a 28/Abril/2009

5 comentários:

~PakKaramu~ disse...

Pak Karamu reading your blog

Pelos caminhos da vida. disse...

Seja bem vinda amiga e,obrigada pela sua visita.

beijooo.

O Profeta disse...

Um Violoncelo reage ao toque
Vibram as cordas, solta-se a melodia
Das mãos escultoras das notas
Saem afagos de sonora magia

Uma alma reage aos acordes
Um coração bate ao compasso
Uma voz entoa dolentemente
Um corpo deseja o abraço


Boa semana


Doce beijo

Pelos caminhos da vida. disse...

Meu blog esta comemorando um ano, tem presente la pra vc.

beijooo.

Pelos caminhos da vida. disse...

Meu blog esta comemorando um ano, tem presente la pra vc.

beijooo.